upa-pacima

...que a vida continua!

terça-feira, agosto 22, 2006

Sabe por que às vezes nos sentimos tontos?

De uma notícia da TSF, que corre o risco de passar discreta, convém reter a descoberta de matéria escura depois da colisão de galáxiasa...

«A observação de uma gigantesca colisão entre dois grupos de galáxias permitiu aos astrónomos constatar directamente, pela primeira vez, a presença de matéria escura, anunciou a NASA.
Esta observação «forneceu a », declarou numa conferência de imprensa Douglas Clowe, investigador da Universidade do Arizona.
Clowe e os seus colegas publicam os resultados destas observações numa próxima edição da revista "Astrophysical Journal Letters".
O conceito de "matéria escura" remonta aos anos 60, quando os astrónomos constataram que as galáxias como a Via Láctea giravam sobre si próprias muito mais depressa do que a sua massa conhecida o permitiria.
Alguns cientistas consideraram que isso punha em causa as leis da gravidade, mas outros imaginaram a existência de uma massa ainda desconhecida existente nas galáxias, chamada "matéria escura".»


... e pronto! Com esta "primeira prova directa de que a matéria ESCURA deve existir e deve constituir a maior parte da matéria no universo" muita coisa ficou mais CLARA.
upa-pacima que a vida continua (a menos que a gravidade a puxe para baixo...)

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home